O Legado do Sonho de Uma Criança

Há 57 anos, entrelaçados pela esperança, candangos destemidos enredaram suas raízes com a da capital vermelha, seca e retorcida. É Tamá, é Guará, é Maria, é Seu Teodoro! Fundava-se o Bumba Meu Boi de Seu Teodoro, guiado por esse que lhe emprestou não apenas o nome, mas a perseverança de fazer cultura frente às incertezas da fundação de uma cidade. Trata-se de uma personalidade fulcral na breve, porém, profunda vereda artística de Brasília. A história de nossa cidade entremeia-se com a de Seu Teodoro, peça-chave para elucidar como um fazer cultural dessa magnitude operou pelas forças da fé para manter-se tão imensamente vivo até hoje.

O legado do Bumba Meu Boi de Teodoro habita justamente essa potência sagrada – um verdadeiro um sustentáculo por detrás da brincadeira, amparando sua base e reforçando suas crenças. É por essa grandeza que traremos luz à dimensão desse sagrado para celebrar, com os devidos louros, o Centenário de Seu Teodoro. O mês de novembro será, pois, dedicado a congraçar esse mestre por meio de três ações principais:

★ Lançamento do álbum O Legado do Sonho de Uma Criança – primeira e histórica gravação profissional em estúdio dessa manifestação cultural brasiliense tão importante;

★ Veiculação das vídeo-rodas do Bumba Maria Meu Boi – série documental com valor educativo e patrimonial, extraída de profundas conversas entre Tamá Freire e personalidades da cultura popular sobre as tradições do boi;

★ Apresentações do Bumba Meu Boi em feiras populares do Distrito Federal – atuações cuidadas e reduzidas, para preservar público e brincantes, durante o espetáculo.