Festa das Águas – 2023

Oguntê, Mucunã, Rainha do Mar, Oloxum, Ynaê, Maria, Caiala, Princesa de Aiocá, Marabô, Janaína, Dandalunda, Princesa do Mar, Sobá, Sereia, diversos são os nomes para referir-se a Iemanjá.

Tanto por suas qualidades, pelas regiões onde é conhecida, como pelos terreiros em que é louvada, a mãe de todas as cabeças e de quase todos os Orixás é uma das entidades com maior reconhecimento em diversos países, cujas matrizes religiosas africanas espalharam seu Axé.

A miscigenação da ancestralidade afro com as culturas de cada comunidade, com o passar do tempo, foi gerando novos modos de cultuá-la e, por consequência, de denominá-la, principalmente entre praticantes do Candomblé e da Umbanda. Sua ampla representatividade entre os povos de terreiro e a diversidade de alcunhas são proporcionais ao amor incondicional pelo qual Iemanjá é reconhecida.

Render homenagens a todo esse poder, no dia 2 de fevereiro, é uma tradição tombada como patrimônio, em todo o Brasil. Não será diferente, portanto, em Brasília, nesse 2023 que se abriu com esperanças renovadas.

Do lado de cá, longe do mar, mas perto das águas do Lago Paranoá, ocuparemos a Praça dos Orixás, nosso querido território-patrimônio, com a anual Festa das Águas, realizada pela Rosa dos Ventos.

Confira programação:

O Sagrado

09 – Defumação e Banho de cheiro com ervas sagradas

09h20 – Troca de saberes com lideranças e gestores das culturas de matriz africana

10h -Roda para Oxum com Coletivo das Yás

10h40 – Roda para Iemanjá com Coletivo das Yás

11h20 – Cortejo de Entrega dos Balaios Movimento das Culturas Tradicionais de Terreiro

‌O Profano

‌12h – Roda de Samba Filhos de Dona Maria

14h – DJ Pops

15h – Roda de Capoeira – Banda Matilha

16h – Orquestra Alada Trovão da Mata

18h – Zenga Baque Angola

 

A Rainha do Mar, celebrada anualmente em todo o país, como de costume, também tem suas homenagens prestadas em Brasília. A Festa para Iemanjá acontece na Praça dos Orixás. Ambos, espaço e festejo, foram homologados como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal desde 2018.

A Festa das Águas tem a proposta de valorizar esse espaço e ampliar sua ocupação com terreiros, grupos culturais, praça de artesanato e de gastronomia, reafirmando a força e a beleza das culturas de matriz africana. A comemoração acontece sempre dia 2 de fevereiro.